Translate to your language

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Dicas para viajar pelos caminhos da Estrada Real


Ao longo de minhas viagens de moto sempre procuro realizar um planejamento minucioso e detalhado do trajeto por onde desejo seguir a fim de evitar problemas e inconvenientes pelo percurso. Dessa forma, a partir das pesquisas que já realizei, nesse artigo exponho algumas informações sobre como viajar pelos Caminhos da Estrada Real. A intenção foi a de organizar algumas informações e fazer um resumo dos passos necessários para encarar essa aventura.

Já percorri por dois desses Caminhos da Estrada Real (Caminho dos Diamantes e Caminho Velho), cujos relatos serão publicados futuramente. Neste artigo vou organizar um resumão sobre como viajar pelos Caminhos da Estrada Real e sobre os dados que obtive em pesquisas antes de realizar minhas viagens por esse complexo turístico.


Além disso, é imprescindível lembrar e fazer referência ao site do Instituto Estrada Real, organização responsável por cuidar do projeto turístico da Estrada Real, de onde o leitor poderá obter informações mais detalhadas a respeito da enorme quantidade de pontos turísticos e atrações existentes ao longo desses caminhos.

O site do Instituto Estrada Real também pode ser acessado clicando aqui.

Nesse resumo você vai saber:

  • Quais são os Caminhos da Estrada Real
  • Como retirar o passaporte da Estrada Real
  • Como obter os certificados da Estrada Real
  • Como se locomover pela Estrada Real
  • Detalhes sobre como viajar pelo Caminho dos Diamantes
  • Detalhes sobre como viajar pelo Caminho Velho
  • Detalhes sobre como viajar pelo Caminho de Sabarabuçu
  • Detalhes sobre como viajar pelo Caminho Novo

Espero que o conteúdo possa ajudar no planejamento de viagem de futuros viajantes!



INTRODUÇÃO

A Estrada Real foi construída por ordens da corte portuguesa no tempo em que o Brasil era apenas uma colônia. Outrora, seus caminhos tinham a intenção de fazer trafegar, entre outros, metais preciosos (tais como ouro e diamante), gado e escravos entre Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.

O intuito era o de centralizar o tráfego para fiscalizar e controlar o trânsito das riquezas produzidas no caminho entre os Estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, principalmente, a sua condução até o litoral.


“Estrada Real” reflete a condição de que esse era o caminho oficial e autorizado pela coroa portuguesa para a circulação de pessoas e mercadorias em geral, sendo que a utilização de rotas alternativas constituía crime.


Hoje, os caminhos da Estrada Real estão presentes não só no dia-a-dia dos moradores locais que os utilizam para locomoverem-se entre as cidades que deles fazem parte, mas, também, tornaram-se um dos principais itinerários turísticos do Brasil, atraindo viajantes de todos os lugares.


É uma oportunidade fantástica conhecer esses caminhos, pois, além de ter uma aula de história o viajante estará exposto às mais diversas sensações:


  • se sentirá trilhando os mesmos trajetos por onde passaram os desbravadores e viajantes da época do Brasil colônia;
  • se encantará com as inúmeras belas paisagens naturais, cidades e vilarejos que os compõem;
  • contemplará as várias construções de época e monumentos históricos,
  • irá deliciar-se com a gastronomia regional dos lugares por onde passar;
  • relaxará e se refrescará nas diversas cachoeiras à beira das estradas ou em suas proximidades;
  • enfim, se lançará em uma cativante aventura Off Road (“fora da estrada”), por trilhas e estradas não pavimentas e estará em contato direto com a natureza, superando as dificuldades e os obstáculos ao longo de cada percurso. Sentir-se-á como um legítimo aventureiro e desbravador.

CAMINHOS DA ESTRADA REAL

O projeto turístico da Estrada Real foi formulado pelo Instituto Estrada Real e tem a finalidade de estimular o turismo pelas Estradas Reais e suas proximidades, bem como incentivar a visita às cidades e vilarejos que fazem parte desses caminhos.


Os quatro caminhos que formam a Estrada Real. Fonte: Instituto Estrada Real.
Os quatro caminhos que formam a Estrada Real. Fonte: Instituto Estrada Real.

Os roteiros turísticos estão divididos em 4 grandes trechos somando um total de quase 1800 km:


  • Caminho dos Diamantes: Interliga as cidades de Ouro Preto/MG e Diamantina/MG.  Saiba mais detalhes no tópico "Detalhes sobre como viajar pelo Caminho dos Diamantes". Acompanhe também o relato da viagem pelo Caminho dos Diamantes.
  • Caminho Velho: Interliga as cidades de Ouro Preto/MG e Paraty/RJ. Saiba mais detalhes "Detalhes sobre como viajar pelo Caminho Velho".
  • Caminho de Sabarabuçu: Interliga as cidades de Cocais/MG e Glaura/MG. Saiba mais detalhes "Detalhes sobre como viajar pelo Caminho de Sabarabuçu".
  • Caminho Novo: Interliga as cidades de Ouro Preto/MG e Porto Estrela/RJ. Saiba mais detalhes "Detalhes sobre como viajar pelo Caminho Novo". 


PASSAPORTE DA ESTRADA REAL

A fim de estimular as pessoas a viajarem pelos caminhos da Estrada Real, foi criado o Passaporte Estrada Real. A intenção é a de que esse passaporte seja carimbado nos pontos oficiais de carimbo existentes nas cidades ao longo da Estrada Real para que, ao final de sua jornada, o viajante possa apresentá-lo para a retirada de um Certificado de conclusão do trajeto percorrido.


Passaporte da Estrada Real.
Passaporte da Estrada Real.




Formulário para obtenção do passaporte da Estrada Real

  • para obter o passaporte da Estrada Real o viajante deverá preencher um formulário de cadastro no site do Instituto Estrada Real, na secção Ficha do Viajante
  • em seguida, receberá um código que será usado para retirar o passaporte em um dos pontos de retirada;
  • o formulário de solicitação tem validade de 60 dias;
  • o passaporte é válido apenas para uma pessoa e é de uso individual, ou seja, um formulário deve ser preenchido para cada viajante;
  • um único passaporte também pode ser utilizado para percorrer todos os caminhos (Diamantes, Velho, Novo e Sabarabuçu) da Estrada Real.


Retirada do passaporte da Estrada Real

  • Atualmente, o passaporte da estrada real pode ser retirado nas cidades de Ouro Preto/MG, Tiradentes/MG, Diamantina/MG, Cocais/MG, Paraty/RJ e Petrópolis/RJ.
  • Para retirá-lo o viajante deverá entregar um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa no local de retirada do passaporte.
  • Você pode baixar a planilha contendo todos os locais de retirada do passaporte no link a seguir (acesse a secção “Pontos de Carimbos”):

Pontos de carimbo do passaporte da Estrada Real



Carimbos no passaporte da Estrada Real.
Carimbos no passaporte da Estrada Real.

  • Ao longo dos caminhos da Estrada Real há determinados locais que são os pontos de carimbo oficiais do passaporte nos quais o viajante pode registrar a sua passagem.
  • Em cada cidade por onde o turista passar, desde que exista pelo menos um ponto de carimbo oficial, ele vai receber em seu passaporte um carimbo com um pictograma que representa aquela cidade ou localidade.
  • Caso haja mais de um ponto de carimbo do passaporte na cidade por onde o viajante passar, apenas um registro daquela localidade será aceito na contagem para a retirada do certificado do caminho.
  • Você pode baixar a planilha contendo todos os pontos de carimbo do passaporte no link a seguir (secção “Pontos de Carimbos”):


CERTIFICADOS DA ESTRADA REAL

Certificado da Estrada Real.
Certificado da Estrada Real.

Certificado por caminho

  • Ao final da jornada por um ou mais caminhos da Estrada Real o viajante poderá retirar um certificado de conclusão do trajeto percorrido bastando, para isso, apresentar em um dos locais de retirada do certificado o seu passaporte preenchido com a quantidade mínima de carimbos exigida para o caminho realizado.
  • O viajante também não precisa completar o caminho todo de uma só vez e poderá fazê-lo em períodos distintos conforme sua conveniência e tempo disponíveis. Apenas é exigido que se obtenha o número mínimo de carimbos para o caminho almejado.
  • Para obter o certificado, a quantidade mínima de carimbos registrados no passaporte da Estrada Real deverá ser de:
    • 10 carimbos no Caminho dos Diamantes;
    • 14 carimbos no Caminho Velho;`
    • 08 carimbos no Caminho Novo;
    • 04 carimbos no Caminho de Sabarabuçu;


Certificado Especial

Caso percorra e complete todos os Caminhos da Estrada Real (Diamantes, Velho, Novo e Sabarabuçu), obtendo a contagem mínima de carimbos em cada um dos trajetos, o viajante ainda poderá solicitar um Certificado Especial de conclusão dos quatro caminhos que formam o complexo turístico da Estrada Real (Instituto Estrada Real).

Ao me informar a respeito, descobri que o Certificado Especial também pode ser retirado em qualquer um dos locais de retirada do passaporte da Estrada Real. Você pode baixar a planilha contendo todos os locais de retirada de certificado no link a seguir (na secção “Pontos de Carimbos”):




SINALIZAÇÃO NA ESTRADA REAL

Como se movimentar pelos caminhos da Estrada Real?

Marcos da Estrada Real

Pode pensar o viajante que a única forma de se locomover pela Estrada Real é saber quais são as cidades que a compõem e ir seguindo por elas, de uma ponta a outra, pedindo informações aqui e ali, até conseguir completar o percurso todo. Não é bem assim.

Para facilitar a vida do viajante, todo o trajeto da Estrada Real é composto por um sistema de sinalização formado por marcos. São estruturas de concreto colocadas ao longo de toda a extensão dos 4 caminhos da Estrada Real com o intuito de guiar a viagem e ajudar o turista a ter sempre um percurso trilhado pela frente, para não se desviar do trajeto.



Marco da Estrada Real.
Marco da Estrada Real.

Esses marcos estão localizados, principalmente, em pontos onde há alguma bifurcação na estrada. Eles foram dispostos de maneira a direcionarem o viajante por onde ele deve seguir e são como pontos de referência durante sua jornada. Em outras palavras, guiam o turista pela direção e caminho corretos a serem seguidos.

A interpretação dos marcos da Estrada Real deve ser feita da seguinte maneira: ao encontrar o marco em uma encruzilhada, o viajante deve seguir para a direção e caminho do mesmo lado em que o marco estiver.



Interpretando os marcos da Estrada Real

Por exemplo, veja as figuras a seguir:


Na imagem ao lado, repare que há um caminho onde o viajante pode seguir para frente ou para trás e outro que dá a possibilidade de se virar e seguir para o lado esquerdo. Nesse caso, como o ponto de referência se encontra do lado direito, então, só há duas possibilidades: ou ir para frente ou voltar, obedecendo uma das direções indicadas pela seta. (Imagem retirada do site do Instituto Estrada Real. Meramente Ilustrativa.)


De outra forma, caso o turista encontre um marco da Estrada Real colocado no lado esquerdo de uma bifurcação, então, ele deverá tomar o caminho que segue para o lado do ponto de referência, sob pena de se distanciar da Estrada Real caso escolha outra direção. (Imagem retirada do site do Instituto Estrada Real. Meramente Ilustrativa.)






Também é bastante comum que o marco da Estrada Real esteja “plantado” em um local onde não há bifurcação alguma e as únicas direções a seguir são para frente ou para trás. Isso ocorre apenas pela intenção de confirmar ao viajante que ele está no caminho certo. Então, leitor e futuro expedicionário, por favor, numa situação dessas, não vá virar para a esquerda ou direita e entrar no mato, sob pena de se perder e termos que acionar os bombeiros para lhe procurar no meio da selva. Repito, nesse caso, o caminho é reto.


Planilhas da Estrada Real

Além dos diversos marcos fixados ao longo do trajeto, outro tipo de recurso bastante útil que pode ser utilizado durante a viagem são as planilhas de navegação da Estrada Real. Elas estão divididas em trechos e contêm informações diversas para facilitar a locomoção do turista à medida que o caminho é percorrido. Geralmente, é mais utilizada por quem opta por seguir sem o apoio de aparelhos GPS.


Planilhas de navegação da Estrada real. Fonte: IER.
Planilhas de navegação da Estrada real. Fonte: IER.

Os roteiros planilhados disponibilizados no site do Instituto Estrada Real estão divididos por trechos, ou seja, cada distância entre uma cidade e outra é coberta por uma planilha que contém informações detalhadas a respeito daquela parte do caminho. Vale lembrar que as informações dos trechos foram disponibilizadas de maneira que o turista possa escolher viajar em qualquer um dos sentidos.

Por exemplo, se o caminho escolhido para seguir foi o “Caminho Velho”, então, há um grupo de planilhas que pode ser utilizado por quem percorre no sentido de Ouro Preto/MG até Paraty/RJ e outro para quem opta ir de Paraty/RJ até Ouro Preto/MG, possibilitando ao viajante trafegar no sentido que lhe for mais conveniente.


Para mais informações e acesso às planilhas de navegação, veja os tópicos de detalhamento sobre como viajar pelos caminhos da Estrada Real (logo mais abaixo).



GPS na Estrada Real

Outra forma, bem prática, de se locomover pelos caminhos da Estrada Real é por meio da utilização de algum GPS. Se você possui um desses também poderá baixar as rotas de GPS disponibilizadas no site do Instituto Estrada real para carregá-las em seu aparelho.

Assim como as planilhas de navegação, as rotas de GPS também são disponibilizadas por trechos. Além disso, na página principal de cada um dos roteiros da Estrada Real também há um arquivo GPS contendo o mapeamento da rota completa daquele caminho.


Mais abaixo, nos tópicos de detalhamento sobre como viajar pelos caminhos da Estrada Real, disponibilizo os links onde podem ser encontradas as rotas de GPS de cada um dos trajetos. Além disso, também disponibilizei arquivos já convertidos para a extensão .gpx dos caminhos que já percorri (eles podem ser importados diretamente para GPS Garmin e contêm apenas a rota de cada um dos trechos).



DETALHES SOBRE COMO VIAJAR PELO CAMINHO DOS DIAMANTES

Estrada que liga as cidades de Diamantina / MG e Ouro Preto / MG, possui aproximadamente 395 km e adquiriu maior importância após 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa. Fonte: Instituto Estrada Real.
É um percurso realizado ao longo da Serra do Espinhaço.


Mapa do Caminho dos Diamantes. Fonte IER.
Mapa do Caminho dos Diamantes. Fonte IER.
Para saber detalhes sobre como foi a expedição por esse caminho, veja no link a seguir o relato da viagem pelo Caminho dos Diamantes (Na página que se abrir utilize os "botões" no final do artigo para navegar pelo relato de cada dia da viagem).

Cidades do Caminho dos Diamantes

Organizei no quadro abaixo os dados relativos às distâncias entre as cidades e vilarejos desse caminho e que se encontram mais dispersos nas planilhas dos trechos disponibilizados no site do Instituo Estrada Real. Esse caminho percorre pelas seguintes cidades e distritos (sentido Diamantina / MG – Ouro Preto / MG):

Distâncias (km)
Parcial Trecho Total
Diamantina/MG 0 33,21 0
Vau/MG 27,38 27,38
São Gonçalo do Rio das Pedras/MG 5,83 33,21
Milho Verde/MG 5,4 30,7 38,61
Três Barras/MG 9,36 47,97
Serro/MG 15,94 63,91
Alvorada de Minas/MG 18,29 18,29 82,2
Itapanhoacanga/MG 17,08 17,08 99,28
Santo Antônio do Norte (Tapera) /MG 14,03 14,03 113,31
Córregos/MG 10,96 34,16 124,27
Conceição do Mato Dentro/MG 23,2 147,47
Morro do Pilar/MG 27,4 27,4 174,87
Itambé do Mato Dentro/MG 34,97 34,97 209,84
Senhora do Carmo/MG 15,74 31,44 225,58
Ipoema/MG 15,7 241,28
Bom Jesus do Amparo/MG 13,64 13,64 254,92
Cocais/MG 25,59 25,59 280,51
Barão de Cocais/MG 14,25 14,25 294,76
Barra Feliz/MG 6 14,69 300,76
Brumal/MG 2 302,76
Santa Bárbara/MG 6,69 309,45
Catas Altas/MG 20,59 20,59 330,04
Morro da Água Quente/MG 6 18,07 336,04
Santa Rita Durão/MG 12,07 348,11
Bento Rodrigues/MG 10,32 16,27 358,43
Camargos/MG 5,95 364,38
Mariana/MG 18,31 18,31 382,69
Ouro Preto/MG 11,08 11,08 393,77


Guia informativo do Caminho dos Diamantes

O link abaixo fornece acesso ao tutorial completo (elaborado pelo Instituto Estrada Real) que ajuda o viajante a percorrer com tranquilidade o Caminho dos Diamantes. Esse guia contém informações mais detalhadas em relação aos trechos do percurso, tais como, pontos asfaltados ou com estrada de terra / trilha; roteiros planilhados de cada trecho do caminho; roteiros de GPS; etc. Você pode obter informações mais completas acessando o link a seguir:




Roteiros planilhados do Caminho dos Diamantes

Os roteiros planilhados contêm informações minuciosas a respeito das distâncias entre as cidades e a localização dos marcos do trecho consultado. Você pode baixar as planilhas de navegação através do link abaixo (na secção “Trechos”):




Rotas GPS do Caminho dos Diamantes

O viajante que preferir utilizar um aparelho de GPS para lhe auxiliar na navegação poderá baixar os arquivos de GPS. Esses arquivos contêm tracklogs que nada mais são do que marcações GPS que sinalizam o caminho a ser percorrido de um determinado ponto a outro, seja na estrada ou em uma trilha.

Esses arquivos GPS, assim como as planilhas de navegação, também estão separados por trechos e podem ser baixados no seguinte link:


Arquivos .gtm


Instituto Estrada Real – acesse a secção “Download GPS”:




Arquivos .gpx


Os arquivos a seguir estão prontos para serem carregados em modelos de GPS Garmin. São arquivos de rota que criei baseando-me no roteiro original (sentido Diamantina / MG a Ouro Preto / MG). Atenção: seu GPS deverá ser de um modelo que tenha suporte a rotas, caso contrário, os arquivos abaixo não terão utilidade.




Condições das estradas do Caminho dos Diamantes (fonte: Instituto Estrada Real)

  • Asfalto – 105,9 km
  • Terra – 289 km
  • Trilha – 2 km

DETALHES SOBRE COMO VIAJAR PELO CAMINHO VELHO

O caminho velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa entre o litoral fluminense e a região produtora de ouro no Interior do Estado de Minas Gerais, são 710 km a partir de Paraty/RJ, passando pela Serra da Mantiqueira, pelo circuito das águas e algumas vilas que hoje se transformaram em cidades de médio e grande porte, até chegar em Ouro Preto / MG. Fonte: Instituto Estrada Real.
Mapa do Caminho do Caminho Velho.  Fonte: IER.
Mapa do Caminho do Caminho Velho.  Fonte: IER.

Cidades do Caminho Velho

Organizei no quadro abaixo os dados relativos às distâncias entre as cidades e vilarejos desse caminho e que se encontram mais dispersos nas planilhas dos trechos disponibilizados no site do Instituo Estrada Real. Esse caminho percorre pelas seguintes cidades e distritos (sentido Ouro Preto / MG a Paraty / RJ):


Distâncias (km)
Parcial Trecho Total
Ouro Preto/MG 0 27,6 0
São Bartolomeu/MG 17,1 17,1
Glaura/MG 10,5 27,6
Cahoeira do Campo/MG 8,28 15,29 35,88
Santo Antônio do Leite/MG 7,01 42,89
Engenheiro Correia/MG 9,11 37,14 52
Miguel Burnier/MG 14,23 66,23
Lobo Leite/MG 13,8 80,03
Congonhas/MG 8,92 8,92 88,95
Alto Maranhão/MG 7,04 13,42 95,99
Pequeri/MG 6,38 102,37
São Brás do Suaçuí/MG 9,05 9,05 111,42
Entre Rios de Minas/MG 20,19 20,19 131,61
Camapuã/MG 22,22 31,84 153,83
Casa Grande/MG 9,62 163,45
Catauá/MG 11,39 27,42 174,84
Lagoa Dourada/MG 16,03 190,87
Prados/MG 21,28 21,28 212,15
Povoado Bichinho/MG 9,79 18,71 221,94
Tiradentes/MG 8,92 230,86
São João Del Rei/MG 11,9 11,9 242,76
Povoado Rio das Mortes/MG 10,87 26,6 253,63
São Sebastião da Vitória/MG 15,73 269,36
Caquende/MG 23,17 23,17 292,53
Capela do Saco/MG 0 28,56 292,53
Carrancas/MG 28,56 321,09
Fazenda Traituba/MG 30,49 30,49 351,58
Cruzília/MG 37,4 37,4 388,98
Baependi/MG 19,28 26,38 408,26
Caxambu/MG 7,1 415,36
São Lourenço/MG 26,85 26,85 442,21
Pouso Alto/MG 15,88 15,88 458,09
São Sebastião do Rio Verde/MG 2,78 29,65 460,87
Santana do Capivari/MG 7,86 468,73
Itamonte/MG 19,01 487,74
Itanhandu/MG 10,8 10,8 498,54
Passa Quatro/MG 12,68 12,68 511,22
Vila Embaú/SP 32,72 32,72 543,94
Guaratinguetá/SP 38,5 38,5 582,44
Cunha/SP 50,63 50,63 633,07
Paraty/RJ 57,31 57,31 690,38


Guia informativo do Caminho Velho

O link abaixo fornece acesso ao tutorial completo (elaborado pelo Instituto Estrada Real) que ajuda o viajante a percorrer com tranquilidade o Caminho Velho. Esse guia contém informações mais detalhadas em relação aos trechos do percurso, tais como, pontos asfaltados ou com estrada de terra / trilha; roteiros planilhados de cada trecho do caminho; roteiros de GPS; etc. Você pode obter informações mais completas acessando o link a seguir:




Roteiros planilhados do Caminho Velho

Os roteiros planilhados contêm informações minuciosas a respeito das distâncias entre as cidades e a localização dos marcos do trecho consultado. Você pode baixar as planilhas de navegação através do link abaixo (na secção “Trechos”):



Rotas GPS do Caminho Velho

O viajante que preferir utilizar um aparelho de GPS para lhe auxiliar na navegação poderá baixar os arquivos de GPS. Esses arquivos contêm tracklogs que nada mais são do que marcações GPS que sinalizam o caminho a ser percorrido de um determinado ponto a outro, seja na estrada ou em uma trilha.

Esses arquivos GPS, assim como as planilhas de navegação, também estão separados por trechos e podem ser baixados no seguinte link:


Arquivos .gtm


Instituto Estrada Real – acesse a secção “Download GPS”:




Arquivos .gpx


Os arquivos a seguir estão prontos para serem carregados em modelos de GPS Garmin. São arquivos de rota que criei, baseando-me no roteiro original (sentido Ouro Preto / MG a Paraty / MG). Atenção: seu GPS deverá ser de um modelo que tenha suporte a rotas. Caso contrário, os arquivos abaixo não terão utilidade.




Pontos de Interesse mapeados (locais de carimbo de passaporte - upload em 12/2015):




Condições das estradas do Caminho Velho (fonte: Instituto Estrada Real)

  • Asfalto – 75,5 km
  • Terra – 586,5 km
  • Trilha – 38 km


DETALHES SOBRE COMO VIAJAR PELO CAMINHO DE SABARABUÇU

Esse é o menor caminho e foi criado como uma rota alternativa entre no caminho dos Diamantes. Com 160 km, a rota margeia o rio das Velhas e tem a Serra da Piedade como um dos principais atrativos. “Viajantes, avistando um brilho no topo da Serra da Piedade que imaginaram ser ouro, criaram uma rota alternativa que recebeu o nome de Caminho Sabarabuçu. Lá chegando, tiveram uma surpresa: o que refletia a luz solar era, de fato, minério de ferro”. Fonte: Instituto Estrada Real.
Mapa do Caminho de Sabarabuçu.  Fonte: IER.
Mapa do Caminho de Sabarabuçu.  Fonte: IER.

Cidades do Caminho de Sabarabuçu

Organizei no quadro abaixo os dados relativos às distâncias entre as cidades e vilarejos desse caminho e que se encontram mais dispersos nas planilhas dos trechos disponibilizados no site do Instituo Estrada Real. Esse caminho percorre pelas seguintes cidades e distritos (sentido Glaura / MG a Cocais / MG):


Distâncias (km)
Parcial Trecho Total
Glaura/MG 0 43,3 0
Acuruí/MG 19,4 19,4
Rio Acima/MG 23,9 43,3
Honório Bicalho/MG 9,63 9,63 52,93
Raposos/MG 13,5 13,5 66,43
Arraial Velho/MG 8,7 17,4 75,13
Sabará/MG 8,7 83,83
Morro Vermelho/MG 21,36 30,9 105,19
Caeté/MG 9,54 114,73
Antônio dos Santos/MG 18,5 39,55 133,23
Cocais/MG 21,05 154,28

Guia informativo do Caminho de Sabarabuçu

O link abaixo fornece acesso ao tutorial completo (elaborado pelo Instituto Estrada Real) que ajuda o viajante a percorrer com tranquilidade o Caminho de Sabarabuçu. Esse guia contém informações mais detalhadas em relação aos trechos do percurso, tais como, pontos asfaltados ou com estrada de terra / trilha; roteiros planilhados de cada trecho do caminho; roteiros de GPS; etc. Você pode obter informações mais completas acessando o link a seguir:



Roteiros planilhados do Caminho de Sabarabuçu

Os roteiros planilhados contêm informações minuciosas a respeito das distâncias entre as cidades e a localização dos marcos do trecho consultado. Você pode baixar as planilhas de navegação através do link abaixo (na secção “Trechos”):



Rotas GPS do Caminho de Sabarabuçu

O viajante que preferir utilizar um aparelho de GPS para lhe auxiliar na navegação poderá baixar os arquivos de GPS. Esses arquivos contêm tracklogs que nada mais são do que marcações GPS que sinalizam o caminho a ser percorrido de um determinado ponto a outro, seja na estrada ou em uma trilha.

Esses arquivos GPS, assim como as planilhas de navegação, também estão separados por trechos e podem ser baixados no seguinte link:


Arquivos .gtm


Instituto Estrada Real – acesse a secção “Download GPS”:



Condições das estradas do Caminho de Sabarabuçu (fonte: Instituto Estrada Real)

  • Terra – 124 km
  • Trilha – 36 km


DETALHES SOBRE COMO VIAJAR PELO CAMINHO NOVO

“Criado para ser uma rota alternativa mais rápida e fácil do que o Caminho Velho”. Fonte: Instituto Estrada Real.
Mapa do Caminho Novo.  Fonte: IER.
Mapa do Caminho Novo.  Fonte: IER.

Cidades do Caminho Novo

A ser incorporado no futuro. Peço a compreensão do leitor pelo tópico estar incompleto, pois, não tive a oportunidade de realizar o percurso desse caminho e seu planejamento ainda está em andamento. À medida que o planejamento for sendo concluído, as informações serão atualizadas.

Guia informativo do Caminho Novo

O link abaixo fornece acesso ao tutorial completo (elaborado pelo Instituto Estrada Real) que ajuda o viajante a percorrer com tranquilidade o Caminho Novo. Esse guia contém informações mais detalhadas em relação aos trechos do percurso, tais como, pontos asfaltados ou com estrada de terra / trilha; roteiros planilhados de cada trecho do caminho; roteiros de GPS; etc. Você pode obter informações mais completas acessando o link a seguir:



Roteiros planilhados do Caminho Novo

Os roteiros planilhados contêm informações minuciosas a respeito das distâncias entre as cidades e a localização dos marcos do trecho consultado. Você pode baixar as planilhas de navegação através do link abaixo (na secção “Trechos”):


Rotas GPS do Caminho Novo

O viajante que preferir utilizar um aparelho de GPS para lhe auxiliar na navegação poderá baixar os arquivos de GPS. Esses arquivos contêm tracklogs que nada mais são do que marcações GPS que sinalizam o caminho a ser percorrido de um determinado ponto a outro, seja na estrada ou em uma trilha.

Esses arquivos GPS, assim como as planilhas de navegação, também estão separados por trechos e podem ser baixados no seguinte link:


Arquivos .gtm


Instituto Estrada Real – acesse a secção “Download GPS”:



Condições das estradas do Caminho Novo (fonte: Instituto Estrada Real)

  • Asfalto – 166 km
  • Terra – 324 km
  • Trilha – 25 km


E você, já está de malas prontas para encarar essa aventura?

Mapa, certificado e passaporte da Estrada Real.
Mapa, certificado e passaporte da Estrada Real.

SOBRE O AUTOR

4 comentários:

  1. Como posso conseguir esse lindo mapa da estrada real

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley!

      Consegui obter o mapa na cidade de Ouro Preto/MG, no Centro Cultural Sesi localizado bem na praça Central (Praça Tiradentes, 04), um dos pontos de carimbo e retirada do passaporte da Estrada Real.

      Excluir
  2. boa tarde!
    talvez a pergunta seja desnecessária,mas farei o caminho no sentido contrario ,sem problemas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entendo que vai usar algum tipo de GPS, então, se você for utilizar os arquivos .gpx que criei e disponibilizei, penso que não vai haver problema algum. Ao importá-los no seu GPS, provavelmente, a rota aparecerá demarcada para seguir.

      Como você comentou em realizar a rota no sentido contrário, o que pode acontecer é, em algum trecho de cidade, a minha rota passar por uma rua que será contramão para o sentido contrário. Então, você será obrigado a desviar um pouco da rota demarcada. Mas, bastaria retornar, mais à frente, para a rota sinalizada no GPS.

      Caso queira ter a rota fiel ao sentido contrário que você deseja seguir, então, pode utilizar os arquivos de GPS disponibilizados pelo próprio site da Estrada Real (veja os links acima).

      Nesse caso, os arquivos disponibilizados estão na extensão .gtm, que nunca testei importar para o GPS. Porém, você poderá converter os arquivos .gtm em arquivos .gpx para colocá-los no seu GPS. Um bom site de conversão que uso é o http://www.gpsvisualizer.com/convert_input (19/04/2018)

      Espero ter ajudado!
      Boas viagens!

      Excluir


Categorias