Translate to your language

segunda-feira, 5 de março de 2018

Dia 06. Cadê meu certificado?


Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015.
De Mariana/MG a Ouro Preto/MG (15,5 km).

No último dia da expedição, a satisfação por concluir o percurso do Caminho dos Diamantes, na Estrada Real, e receber o certificado de conclusão do trajeto entre Diamantina/MG e Ouro Preto/MG. Este é o relato de mais um dia na viagem de moto que realizei pelo Caminho dos Diamantes, na Estrada Real, durante o mês de fevereiro de 2015. Do asfalto das principais rodovias às trilhas no meio do mato, passando por grandes cidades e vilarejos no alto da serra, cruzando belas paisagens e refazendo o mesmo caminho percorrido por viajantes da época do Brasil-colônia... continue lendo para acompanhar a viagem.



Trajeto da viagem

Trajeto de Mariana/MG a Ouro Preto/MG.
Trajeto de Mariana/MG a Ouro Preto/MG.

Sensação de missão cumprida

Pois bem, acordei ansioso por concluir essa etapa final do Caminho dos Diamantes, da Estrada Real. O tempo estava bastante nublado e imaginei logo que fosse continuar assim o dia todo.

Quando saí do hotel em Mariana/MG, minha intenção era achar uma oficina de moto e pedir para conferirem o estado da corrente da moto. Minha preocupação era porque, desde a cidade de Diamantina/MG, só havia lubrificado a corrente da moto uma única vez, pois, achava que não seria vantajoso jogar óleo ou graxa na corrente sendo que, a qualquer momento ao longo do caminho, entraria em alguma estrada de terra novamente. Julgava que o óleo / graxa só contribuiria para acumular sujeira na corrente fazendo-a desgastar mais rapidamente.

De qualquer maneira, era cedo e no horário da partida até encontrei uma oficina de moto, mas, ainda estava fechada. Então, segui viagem para o destino final dessa expedição.


Centro de Informações turísticas em Mariana/MG.
Centro de Informações turísticas em
Mariana/MG.
A estrada que peguei foi a via principal que comumente se usa para chegar em Ouro Preto/MG, saindo-se pela MG-129 em direção à BR-356 e, depois, seguindo-se para Ouro Preto/MG.
De Mariana/MG a Ouro Preto/MG. Trajeto detalhado.
De Mariana/MG a Ouro Preto/MG.
Trajeto detalhado.
Mais tarde, dias depois, descobri outro caminho entre essas duas cidades e que pode ser realizado pelos mais aventureiros. É um caminho muito bonito, por estrada de chão de terra, por onde se passa por cima de uma serra e se vê belas paisagens.


De Mariana/MG a Ouro Preto/MG. Trajeto alternativo.
De Mariana/MG a Ouro Preto/MG.
Trajeto alternativo.
Seguindo pelo caminho asfaltado, logo cheguei em Ouro Preto/MG. Apesar de ainda nem ter entrado na cidade, já me sentia contente por ter concluído a trajetória até ali.

Quando se sai de casa para uma viagem de moto, ou mesmo por qualquer outro meio de transporte, mesmo que esteja tudo muito bem planejado, sempre partimos com alguma ansiedade e "frio na barriga", imaginando o que está por vir no percurso a ser percorrido, se tranquilo e em paz ou cheio de infortúnios.


Porém, ao chegar no ponto final que, dessa vez, era a cidade de Ouro Preto/MG, senti-me alegre e realizado pela missão concluída, por ter tido um belo passeio desde Diamantina/MG com a chegada entusiasmada em Ouro Preto.


Bela vista de Ouro Preto/MG.
Bela vista de Ouro Preto/MG.

Cadê meu certificado?

Corri para o centro a fim de procurar o último ponto de carimbo do passaporte da Estrada Real dessa jornada.


Praça central de Ouro Preto/MG.
Praça central de Ouro Preto/MG.
Dei uma volta pela praça central e observei um grande palco montado em frente ao Museu da Inconfidência, por causa das festividades do carnaval.


Palco de carnaval na praça de Ouro Preto/MG.
Palco de carnaval na praça de Ouro Preto/MG.
Antes de estacionar a moto, lembrei-me do Centro de Informações Turísticas existente na outra entrada da cidade, de quem geralmente chega vindo de Belo Horizonte/MG, e fui logo para lá.


Centro de Informações Turísticas em Ouro Preto/MG.
Centro de Informações Turísticas em
Ouro Preto/MG.
Centro de Informações Turísticas em Ouro Preto/MG.
Centro de Informações Turísticas em
Ouro Preto/MG.
Localização GPS do Centro de Informações Turísticas: -20.379113, -43.516977.

Para a minha surpresa, não era ali que carimbavam o passaporte da Estrada Real. Então, tomei o caminho de volta até a praça central e, dessa vez, acertei o ponto. Recebi o carimbo da cidade de Ouro Preto, a última desse trajeto do Caminho dos Diamantes e também peguei o meu certificado de conclusão do caminho.


Último carimbo do Caminho dos Diamantes. Ouro Preto/MG.
Último carimbo do Caminho dos
Diamantes. Ouro Preto/MG.
O local de carimbo que encontrei foi o Centro Cultural da FIEMG, cujo endereço é: Praça Tiradentes, 04 (todos os dias, de 9h às 19h).


Ponto de carimbo do passaporte Estrada Real. Ouro Preto/MG.
Ponto de carimbo do passaporte Estrada
Real. Ouro Preto/MG.
Localização GPS de um dos pontos de carimbo do passaporte da Estrada Real em Ouro Preto/MG-20.385524, -43.503335.

Por volta das 11h, então, fui procurar um hotel para me alojar, pois, queria aproveitar o restante do dia para passear um pouco por alguns pontos turísticos.


Procurando hotel em Ouro Preto/MG.
Procurando hotel em Ouro Preto/MG.
Logo que me acomodei no quarto do hotel, tomei um banho e... rua novamente. Ao passar pela praça central tinha notado um restaurante popular para onde retornei imediatamente à procura de um bom almoço.

Bem, já eram quase 14h quando saí, debaixo de chuvisco, para dar uma volta pelas redondezas e conhecer uma pequena parte dos atrativos turísticos da área central finalizando, assim, mais uma viagem de moto.


Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ouro Preto/MG.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto/MG.

Feira de artesanato em frente à Igreja de São Francisco de Assis. Ouro Preto/MG.
Feira de artesanato em frente à Igreja de São
Francisco de Assis. Ouro Preto/MG.

Igreja de São Francisco de Assis. Ouro Preto/MG.
Igreja de São Francisco de Assis.
Ouro Preto/MG.

Museu de mineralogia em Ouro Preto/MG.
Museu de mineralogia em Ouro Preto/MG.

Museu de mineralogia em Ouro Preto/MG. Vista da praça central.
Museu de mineralogia em Ouro Preto/MG.
Vista da praça central.
Muitas outras atrações turísticas podem ser encontradas nos links a seguir:


Hotel: R$150,00



SOBRE O AUTOR

0 comentários:

Postar um comentário


Categorias