Translate to your language

segunda-feira, 14 de março de 2016

Dia 26. Nossa! Que água fria

Quarta-feira, 27 de agosto de 2014.
Armação dos Búzios/RJ (0 km).

Um banho de água fria no mar de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro. O passeio de barco pela orla marítima foi uma maravilha, mas, nadar naquela água gelada não foi nada agradável. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação.  Júlio Camargo

Trajeto do dia

trajeto do passeio em Armação dos Búzios/RJ.
Imagem retirada da internet. Meramente ilustrativa.

"Quem né ucê"?

Olhei no relógio e era perto de 2h da madrugada. Obviamente que estava muito adiantado para o horário do passeio desse dia, que só sairia às 10h. Na verdade, o que aconteceu foi que acordei com mal estar. Talvez, por ter ido dormir com o estômago cheio logo depois de ter jantado. Pois, bem, teria que dar uma solução e rapidamente lembrei que em minha bolsa de remédios havia sal de frutas, então, fui até o estacionamento do hotel para pegá-lo. Algum tempo depois melhorei e voltei a dormir.

Horas mais tarde deixei a cama definitivamente. De café tomado, eram 9h15 quando chegou o táxi que eu havia solicitado. Não estava incluso no pacote do passeio de barco o traslado da pousada até o porto, então, tive que me virar. Fui deixado na praça central da cidade, localizada a menos de 10 minutos da pousada.

Praça central em Armação dos Búzios/RJ.
Atravessei o calçadão da praça e rapidamente encontrei a agência de turismo. Depois de acertados os custos do passeio (R$50,00), ia saindo do estabelecimento quando um rapaz, acompanhado de sua noiva, chamou-me a atenção.

— Ei, Kallás – disse ele.

Surpreso, os observei. Esforcei-me para tentar lembrar algo sobre quem eram e se já os tinha conhecido em algum outro tempo e lugar, mas, minha memória, um tanto destreinada e costumeiramente desatenta, confesso, não conseguiu trazer-me à consciência nenhum dado concreto ou recordação dessas pessoas a fim de que eu pudesse lhes reconhecer.

Um turista de Brasília/DF me reconheceu em Búzios/RJ.
Como diria já falecido parente, há muitos anos, libanês com razoável desenvoltura em nossa língua oficial e peculiar sotaque, se ainda hoje estivesse vivo:

— “Quem né ucê”? (leia-se: Quem é você?) – pensei comigo.

Ele se apresentou e de fato não nos conhecíamos. Comentou ter lido a narrativa de outra viagem que eu já havia feito e, por isso, tinha me reconhecido. Fiquei contente com a notícia e o fato de a minha história ter agradado!

Reúnam-se todos. O passeio vai começar.

Também disse que ele e sua noiva iriam no mesmo passeio e, assim, continuamos a prosa sem nos desviarmos do assunto (viagens de motocicleta) até o momento em que o guia do passeio nos reuniu numa roda de orientações.

Ouvindo as instruções do guia de passeio.
Em alguns poucos minutos ele discorreu sobre como seria o passeio, por onde iríamos passar, quanto tempo duraria (4h), em resumo, acerca dos procedimentos gerais. Também alertou que, por causa do vento, se fosse o caso, determinados pontos do trajeto poderiam ser cortados para a segurança da embarcação e de todos que lá estivessem. Ao final, nos convocou para uma pequena caminhada até o porto de onde partiríamos.

A caminho do pier.

Caminhando pelo pier de Búzios/RJ.

No pier de Búzios/RJ.
A quantidade de embarcações que avistei me fez pensar que havia um barco para cada família da cidade.

Bela vista da Orla de Búzios/RJ.

Barcos ancorados na orla de Búzios/RJ.
Tivemos que esperar uns 10 minutos até que o capitão aportasse nossa embarcação junto ao píer.

Nosso barco de passeio.

Aguardando na fila para entrar no barco.

Com todos a bordo saímos e fomos contornando a orla de Búzios/RJ. O itinerário passaria pelos seguintes pontos:
  • praia Azeda;
  • praia Azedinha;
  • praia de João Fernandes;
  • ilha Branca;
  • ilha Feia (dependendo das condições climáticas);
  • praia da Tartaruga.
O céu, ora com boa visibilidade, ora com um bocado de nuvens, era estável, não mostrava risco de chuva, e ao longo de toda a primeira parte do trajeto vimos belas paisagens.

Pequena ilha próximo da orla de Búzios/RJ.

Vendo Búzios/RJ.

Búzios/RJ.

Barco cheio/RJ.

Olhe para trás. Vai perder a paisagem.

Só alegria!

Passeio de barco em Búzios/RJ.

Casas na ilha.

Pose para foto.

Nas proximidades de Búzios/RJ.

Litoral de Búzios/RJ.

Barco agitando o mar de Búzios/RJ.

Aproximando-nos da ilha. Búzios/RJ.

Mar sem fim...

Parada para banho de mar. Búzios/RJ.

Batendo queixo...

Em determinado ponto, com uma bela praia ao fundo, o capitão ancorou o barco e autorizou que pulássemos para fora do barco, era a hora do tão esperado banho de mar.

Devo dizer que estava um pouco ansioso por saber qual seria a temperatura da água, não em números propriamente, mas, em relação à percepção que teria dela. Ouvi muito dizerem que as águas dessa região possuem mesmo temperaturas mais frias e o meu receio era maior ainda pelo fato de estarmos em plena época de inverno (era mês de Agosto).

Enfim, apesar do que imaginava, só iria descobrir a verdade saltando do barco. Então, posicionei-me na borda lateral da embarcação, tomei fôlego e, a exemplo da criançada que logo vai pulando para dentro d’áqua sem nem ao menos verificar se está boa ou ruim, lá fui eu... “homem ao mar”.

Preparando-me para pular.

Já para a água...

Ai que água fria!

— Nossa, socorro! Tenho que sair rápido daqui. – falando comigo mesmo assim que emergi do mergulho.

Em ligeiras braçadas dei a volta pelo pequenino barco, que nesse momento pareceu ter o tamanho do Titanic, e saltei novamente... só que dessa vez para fora daquela geladeira. Subi correndo até o segundo andar ao mesmo tempo em que bradava para todos retornarem a seus postos na embarcação. Já lá em cima convoquei o capitão para zarparmos.

Deixa comigo. Minha vez de pilotar o barco.

Seguindo para outro ponto turístico.

Churrasquinho ambulante

Em seguida, fomos até uma ilha pouco mais distante da orla.

Gaivota sobrevoando o mar de Búzios/RJ.

Uma ilha mais distante da orla de Búzios/RJ.

Depois, retornamos para as praias da orla de Búzios/RJ.

Ouriços do mar.

Assim que chegamos à Praia da Tartaruga o capitão “estacionou” o barco novamente e, então, anunciou outra parada para banho que eu não arrisquei nem colocar os pés na água por causa da "tortura" que foi a primeira experiência.

Instantes depois, duas outras embarcações menores, movidas a motor, se aproximaram de nós trazendo espetinhos (de carne, frango, queijo e camarão), assados na hora, em uma churrasqueira ambulante.

Churrasco em alto mar.

Arrematei um espetinho para mim também.

De volta à praia de Búzios/RJ.

Conhecendo gente

À bordo do “Libertas III” (nome do barco que nos levou no passeio), no retorno para o píer, a prosa corria solta e acabei conhecendo outros dois casais conterrâneos. Um deles, inclusive, “largou” tudo onde residia e mudou o rumo da vida indo morar em Búzios.

Canoa ancorada no litoral de Búzios/RJ.

Retornando do passeio pelo litoral de Búzios/RJ.

Só festa!

Foto de despedida.

Às 14h retornamos ao ponto de onde havíamos partido.

Capitão fazendo pose para foto.

Após o desembarque encontrei um restaurante na Rua das Pedras e parei para comer algo. Depois, dei uma volta por algumas ruas do centro para conhecer melhor o lugar.

Passeando pelo centro de Búzios/RJ.

Mais tarde, por volta das 17h, peguei um táxi e voltei para a pousada.

Vamos para casa?

O trajeto dessa viagem de férias, daí em diante, teria duas alternativas: a primeira, retornar diretamente para Belo Horizonte/MG (585 km) encerrando de vez a expedição; e a segunda, dar a volta pelo sul das Minas Gerais e passar na cidade de Santa Rita do Sapucaí (950 km até o fim da viagem) para visitar alguns primos que iriam comemorar aniversário no fim de semana.

Pois bem, sem pensar duas vezes, dado que estava com certa folga até o dia em que as férias terminariam, principalmente, por causa das praias que foram cortadas do cronograma, então, optei por fazer o contorno pelo sul de Minas para rever os parentes e prolongar um pouco mais a diversão da viagem.

Assim, reprogramei o trajeto final conforme os novos objetivos e verificando na internet as principais cidades pelas quais passaria, suas respectivas distâncias e rodovias.

Caminho de volta.

Fui dormir por volta de 11h.